Na hora de comprar seu tão sonhado imóvel é muito importante saber quais são os documentos necessários para que a negociação seja realizada com sucesso e não haja dor de cabeça no futuro.
A primeira medida a ser tomada é se dirigir ao Cartório de Imóveis e requerer uma Certidão Negativa de Ônus, para verificar se o imóvel que você quer adquirir não possui nenhuma restrição como, por exemplo, alguma obrigação que não foi cumprida ou que o imóvel ainda não tenha sido quitado de modo integral.
Após ter feito esta verificação, é necessário ir até a Prefeitura local para se certificar de que não existe débito de IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano, isto no caso de você estar adquirindo um imóvel urbano. Se você estiver comprando um imóvel rural, é preciso ir à Receita Federal para checar se não existe dívida de ITR – Imposto Territorial Rural.
Com estes dois levantamentos já efetuados e corrigidos, caso necessário, aí sim você irá até o Cartório de Notas, onde será elaborada uma Escritura Pública de compra e venda, na qual o imóvel é passado do vendedor para o comprador e o Cartório solicitará ao município que recolha o ITBI (Imposto de Transmissão sobre Bens Imóveis).
Outra excelente medida a ser tomada para realizar a compra do imóvel dos seus sonhos é procurar a Nova Aliança Imobiliária para que nossa equipe altamente capacitada lhe ajude a encontrá-lo.
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