Após adquirir um imóvel, para que seja comprovada a transação de compra demonstrando que o comprador é o novo proprietário, alguns documentos recebidos são fundamentais. Portanto, para realizar um negócio com total segurança, confira quais são estes documentos.
Um dos documentos que comprova que o ato jurídico foi estabelecido perante duas testemunhas é a escritura. Por isso, este documento é imprescindível para o contrato de compra e venda de imóveis, pois, além de comprovar a validade jurídica da negociação, assegura ao futuro proprietário o direito ao bem.
Após a emissão da escritura, que é elaborada pelo Cartório de Notas, há também a cobrança de dois valores ao comprador. Um deles é o valor do serviço feito pelo próprio Cartório e outro do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis).
A Matrícula de Imóvel Atualizada, também conhecida como Certidão de Matrícula de Imóvel, traz informações referentes ao imóvel como: dados sobre o proprietário (nome, CPF, identidade, estado civil, entre outros), dimensões da área, datas de registros, inventários e possíveis alterações que um determinado imóvel tenha passado.
Esta Matrícula tem duas finalidades, uma delas de certificar a propriedade, comprovando que o adquirente é o proprietário do imóvel, e a outra de informar possíveis pendências relacionadas ao imóvel.
Já a Planta Baixa, que é elaborada pelo arquiteto, traz o layout do imóvel mostrando como todos os cômodos estão organizados e interligados e cada detalhe como janelas, portas e paredes, entre outros.
Por isso, ao comprar um imóvel, é essencial ter em mãos todos estes documentos, pois eles asseguram a transparência da negociação.
E se você quer comprar um imóvel, contate a Nova Aliança Imobiliária para conhecer as incríveis opções de imóveis e ser auxiliado quanto aos documentos para realizar uma excelente negociação!
Acesse nosso site e confira alguns dos imóveis imperdíveis: