Ter uma pequena horta em casa contribui para uma vida mais saudável, pois reforça nossa alimentação com os nutrientes necessários para o dia a dia, garante hortaliças frescas em nosso prato, além de ser uma atividade prazerosa com saldo positivo para a saúde mental.

O mais interessante é que não é preciso morar em casa para fazer sua horta, mas é fundamental saber o que cada legume, fruta ou tempero precisa para se desenvolver em espaço pequeno e que, muitas vezes, não recebe a quantidade de luz solar necessária. Por isso, seguem algumas dicas:

Em primeiro lugar, escolha um local onde bata sol pelo menos 4 horas por dia e que não vente muito. Uma solução para lugares que não apanham muito sol é utilizar lâmpadas LED Grow Light, pois elas produzem uma iluminação específica que imita a luz solar.

Para os locais com 4 a 6 horas de sol, as verduras mais indicadas são agrião, repolho, rúcula, espinafre e também temperos como salsinha, cebolinha e coentro. Caso o local escolhido para plantar tenha mais de 20 cm de profundidade, é possível também plantar beterrabas, cenouras, rabanetes e até morangos!

Outras frutas e temperos que podem ser plantados em vasos são tomate-cereja, limão, acerola, jabuticaba, romã, espinafre, rúcula, manjericão, orégano e erva-cidreira. Contudo, o ideal é fazer uma horta a partir de mudas, pois as sementes precisam de sol por mais tempo para se desenvolverem.

Uma excelente opção para espaços pequenos é utilizar escada dobrável e pallets, feitos de madeira, plástico ou metal, bastando posicioná-los encostados na parede ou fixá-los com parafusos. Outra opção para pendurar vasos de forma segura é utilizar ganchinhos de metal.

Manter o solo irrigado e adubado é o que faz a diferença. Ao regar, lembre-se que a terra encharcada é tão ruim quanto a terra muito seca. Outra dica é evitar regar no sol forte, pois a água evapora antes de chegar à raiz e pode cozinhar as folhas. Quanto à adubação, é necessário equilibrar a quantidade. Os melhores adubos são os orgânicos, feitos de resíduos de origem vegetal e animal, como folhas secas e excrementos de animais, que atuam no controle de doenças e auxiliam na recuperação de terras com perdas nutricionais.

Curtiu as dicas? Agora que você já sabe como fazer uma horta, que tal comprar um imóvel com bastante espaço para ela? Contate a Nova Aliança Imobiliária para realizar um excelente negócio!

Acesse o site para conhecer nossa ampla cartela de excelentes imóveis:

https://www.novaliancaimobiliaria.com.br/

2 opiniões sobre “”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *