O financiamento imobiliário tem sido a forma mais utilizada pelos brasileiros para comprar um imóvel, visto que é possível fazer uso imediato do imóvel e, sem dúvida, é a maneira mais fácil de sair do aluguel.
O primeiro passo é calcular seu potencial de compra com a ajuda do Simulador de Financiamento, que pode ser feito nos sites de diversas instituições financeiras, como já citamos em matéria aqui no Blog:
Outro passo é aumentar a renda familiar, incluindo os rendimentos de todos os familiares que pretendem morar no imóvel, pois é fundamental ter renda compatível com o valor do imóvel para conseguir que o financiamento seja liberado.
Confira, portanto, algumas dicas de como aumentar as chances de adquirir um financiamento imobiliário e pagar as parcelas com tranquilidade.
Para verificar se existem restrições em seu nome, consulte o seu CPF, o que pode ser feito até mesmo pela Internet, pois se estiver negativo, a aprovação do financiamento é dificultada.
Para ter um bom histórico de crédito, abra o Cadastro Positivo no Serasa, que reúne informações sobre sua conduta em relação aos pagamentos de boletos.
Outra boa dica é abrir uma conta no banco, no qual irá pedir o financiamento imobiliário, porque quanto mais tempo você for cliente, maior será seu crédito com o banco, e utilize-a para suas principais movimentações financeiras, pois fica mais fácil de comprovar que sua a renda é suficiente.
O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), para quem trabalha com registro em carteira, pode ajudar bastante para pagar a entrada do financiamento ou para amortizar o saldo devedor.
Além dos documentos específicos como: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda e declaração de Imposto de Renda, muitas instituições costumam consultar o score do consumidor, ou seja, uma pontuação calculada pelos órgãos de proteção ao crédito, como SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e Serasa.
A pontuação do score vai de 0 a 1.000 e para ter boas chances de conseguir um empréstimo o ideal é ter um score acima de 700. No caso de seu score não for suficiente para obter a aprovação, procure negociar e quitar dívidas pendentes, pagar suas contas pontualmente, manter seu nome “limpo” e, sempre que possível, pagar suas contas antes da data do vencimento, pois estas medidas ajudarão a subir sua pontuação.
Pagar a quantia máxima que conseguir de entrada e, no caso de comprar um imóvel na planta, efetuar pagamentos maiores periodicamente adiantando as parcelas mensais durante a construção também contribuem para aumentar o potencial de compra.
E quando for comprar seu imóvel, consulte a cartela de imóveis da Nova Aliança Imobiliária para fazer um excelente negócio e conquistar o imóvel dos seus sonhos. Entre em contato! Estamos prontos para ajudá-lo.