Quem cresceu assistindo aos episódios de “Os Jetsons”, a família do futuro, com certeza, sabe que essa realidade já chegou.
Na verdade, o conceito surgiu nos EUA na década de 1970, quando os primeiros sistemas automatizados de controle remoto foram criados para utilização nas indústrias. E agora essa comodidade está invadindo também os lares em vários países, como aqui no Brasil.
Graças à tecnologia que avança em passos largos, cada vez mais dispomos de recursos para tornar nossa vida ainda mais prática e segura.
A automação residencial, para quem ainda não conhece, consiste em aplicar tecnologias no interior de sua residência para facilitar tarefas que antes somente poderiam ser feitas pelo morador, tornando possível que todos os sistemas eletrônicos funcionem sob o nosso total controle mesmo estando longe de casa.
Já imaginou poder controlar o acesso à sua casa pelo celular ou tablet? Isso mesmo! Você saiu e se esqueceu de trancar a porta ou alguém acabou de chegar e está sem a chave da porta de entrada, com a automação residencial você pode trancá-la ou abri-la de onde estiver. Muito bom, não é mesmo?
E você poderá também, por meio de seu dispositivo, regular os equipamentos de cada ambiente como iluminação, ar condicionado etc., mesmo quando não estiver em casa.
Outra das vantagens é poder controlar o fechamento de cortinas e desligamento de aparelhos, programando-os para o horário desejado, e até mesmo acionar o sistema de irrigação de jardim, por meio de sensores de umidade do solo e temporizadores, mantendo suas plantas sempre nas condições ideais.
A automação residencial também pode tornar a sua casa sustentável, detectando onde estão os maiores consumos e economizando de forma racional, reduzindo desperdícios não só de luz, como também de água.
Você deve estar interessado em saber quanto irá gastar para automatizar sua residência, não é mesmo? Hoje, a automatização residencial deixou de ser exclusividade de pessoas com maior poder aquisitivo e já é possível até fazer um pacote completo por um preço bastante acessível.
Alguns sites, como o Olhar Digital, possuem guias práticos de como obter uma casa inteligente. Além disso, sites como AliExpress, GearBeast e Banggood, vendem estes e outros produtos de alta tecnologia para deixar sua casa totalmente conectada.