Com os atuais juros, o que é melhor: comprar ou alugar um imóvel?

Com a queda da taxa de juros Selic, que chegou a 2% ao ano, a procura por imóveis cresceu de forma significativa apesar da crise. Mas você já parou para pensar o que é melhor, alugar ou comprar um imóvel?

Embora as diferenças e condições entre comprar ou alugar um imóvel sejam muitas, ambas as decisões requerem planejamento e organização das finanças, além de ter que levar em conta os planos de vida, de carreira, entre outros fatores. Por isso, confira algumas observações de especialistas.

Considerando-se a queda dos juros, hoje está bem mais fácil financiar um imóvel, mesmo porque a rentabilidade que muitos investimentos oferecem é baixa.

Já no que se refere a comprar um imóvel com a intenção de investir, é preciso avaliar o preço médio de venda. De acordo com o Índice FipeZap, o mês de agosto apresentou uma alta de 0,37%, variação bem superior ao comportamento esperado do IPCA/IBGE para o mês , ou seja, de 0,18%.

Quanto a comprar um imóvel para alugar e, assim, obter uma renda mensal, segundo Luiz Antonio França, presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), a renda do aluguel está compensando para o dono do imóvel porque, de acordo com Índice FipeZap, o retorno médio do aluguel residencial no mês de julho deste ano foi de 4,82%, o que representa alta de 0,20 ponto percentual em um ano.

Contudo, para quem não tem condições de dar um bom sinal de entrada, a recomendação de França é optar pela compra de um imóvel que não comprometa muito sua renda mensal, assim após uns cinco anos, o consumidor terá ganhado com a valorização do imóvel e poderá usar o dinheiro como parte do pagamento de outro.

Quanto à preocupação que até já virou um jargão popular de que “alugar um imóvel é jogar dinheiro fora”, devemos levar em consideração que em muitas situações optar pelo aluguel pode ser mais vantajoso. Como, por exemplo, quando não se tem a quantia necessária para comprar um imóvel ou pelo menos pagar a parcela de entrada, quando não se tem planos definidos de ampliar a família ou mudar de país e, ainda, se está em mudança temporária.

Já quanto às vantagens de comprar o imóvel financiado, devem-se avaliar os juros com o financiamento para que ele não fique muito mais caro. Mas uma coisa é certa, optando pela compra se ganha a vantagem de fazer as reformas de acordo com seu gosto e necessidades.

De qualquer forma, alugar ou comprar trazem vantagens. Por isso, consulte a cartela de imóveis da Nova Aliança que, com certeza, você encontrará o imóvel que tanto procura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *