É melhor comprar um imóvel novo ou usado? Confira as vantagens das duas alternativas

Realizar a compra da sua tão sonhada casa própria é, sem dúvida, uma das metas da grande maioria das pessoas. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados para alcançar este objetivo e obter a segurança e o conforto que se almeja.

Comprar um imóvel novo ou usado, sem dúvida, é um investimento vantajoso.  Contudo, as duas alternativas trazem diferenças que devem ser levadas em consideração para que se faça um bom negócio e se tenha plena satisfação.

Uma das diferenças entre os dois tipos de imóvel é que ao decidir comprar um apartamento novo, dependendo do número de unidades disponíveis à venda, você poderá escolher o andar que queira morar e o lado que tenha a vista que mais lhe agrada. Isso sem contar que o edifício conta com vaga na garagem para mais de um carro e uma área comum mais ampla com piscina, churrasqueira, academia, salão de festas, salão de jogos, espaço para pets etc.

O imóvel usado costuma ser maior, o que é uma excelente opção para as famílias com filhos, e o pé-direito, distância entre o chão e o teto, é bem maior podendo chegar até 3 metros, trazendo a sensação de ter espaço mais amplo.

Já o imóvel novo, além de ter maior valor de mercado, está mais atualizado tanto em sua arquitetura como tecnologicamente e apresentam novos sistemas de segurança, como acionamento remoto de portas e controle de visitantes, e alguns também contam com aplicação de tecnologias de software e hardware capazes de regular iluminação, temperatura dos ambientes e muito mais!

Ao optar por um imóvel usado, é necessário verificar sua conservação em relação à pintura, rachaduras, possíveis infiltrações e o estado das portas e batentes e outros objetos feitos em madeira. Sua tubulação também deve ser checada, pois os tubos nas construções mais antigas eram galvanizados e acabam corroídos com o decorrer do tempo.

Por serem construídos, geralmente, em locais mais afastados os novos empreendimentos tendem a ficar mais distantes de escolas, transporte público, supermercados e outros serviços essenciais para o dia a dia.

Outro cuidado que se deve ter, tanto no caso de imóvel usado como novo, é com sua documentação, pois se não estiver em ordem pode prejudicar o financiamento. Portanto, é preciso checar se o imóvel tem escritura definitiva e solicitar a certidão de ônus reais fornecida pelo Cartório de Registro de Imóveis, na qual consta se há alguma pendência judicial, hipoteca etc., além dos comprovantes de pagamento das contas de luz e taxas e a Certidão Negativa de Débitos Condominiais, entre outros.

Deve-se ter, também, ao assinar o contrato de compra e venda, pois para garantir que esteja fazendo um bom negócio, é necessário certificar se nele constam todos os acordos combinados.

Enfim, seja qual for o tipo de imóvel que você procura, a Nova Aliança tem uma cartela de imóveis que fará com que você realize o sonho de comprar sua casa própria. Contate-nos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *