Embora muita gente saiba que é possível utilizar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) também para adquirir imóveis, nem todos sabem como e quando ele pode ser utilizado. Confira nesta matéria.
Para poder utilizar o FGTS na compra de um imóvel é necessário ter, no mínimo, três anos de trabalho com registro em carteira. No entanto, é possível juntar todo o tempo trabalhado, mesmo que tenha sido em empresas e anos diferentes.
Assim, o primeiro passo é consultar o saldo e o tempo que você já o recebe. E o mais interessante é que você pode utilizar este saldo tanto para a compra do imóvel como para quitar, parcialmente ou totalmente, sua dívida de financiamento.
Em relação aos documentos que devem ser apresentados, são eles: oextrato da conta vinculada ao FGTS; um documento oficial de identificação; a carteira de trabalho para comprovar o tempo trabalhado sob o regime do FGTS e a declaração de imposto de renda pessoa física (DIRPF), se for casado(a) apresentar a DIRPF do(a) cônjuge. Quem não possui vínculo empregatício deve entregar uma declaração do sindicato ou do órgão gestor da mão de obra.
Fique atento, pois como a utilização do FGTS está vinculada ao Sistema Financeiro de Habitação, se o comprador estiver em um financiamento ativo em alguma parte do país, o benefício não poderá ser utilizado.
Não é possível, também, usar o FGTS se você já possui outro imóvel no mesmo município, e sua utilização somente é aprovada para comprar imóveis em zonas residenciais urbanas. Outra observação é que o imóvel deve ter como finalidade a moradia do comprador, não podendo, por exemplo, ser utilizado para comprar salas comerciais.
Agora que você já sabe como e quando utilizar seu FGTS para adquirir o imóvel dos seus sonhos, confira se é possível utilizá-lo, pois poderá ajudar muito no pagamento. Em seguida, é só escolher na ampla cartela de imóveis da Nova Aliança Imobiliária o imóvel que mais atende às suas expectativas. Estamos te esperando!