Apesar da crise, o momento é ideal para a compra de um imóvel

Por Marisa De Lucia

A queda da Selic, taxa básica de juros, e do preço dos imóveis são algumas das vantagens para adquirir a tão sonhada casa própria mesmo em tempos de crise. Afinal, com a queda da Selic, os preços dos imóveis diminuíram consideravelmente e os bancos acabaram reduzindo os índices de financiamento imobiliário.

Outra boa notícia é que o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central acaba de reduzir a Selic em 0,25 ponto percentual, de 2,25% para 2% ao ano. Trata-se do quinto corte anunciado em 2020, em razão das preocupações com a crise resultante da pandemia do Coronavírus.

Com isso, está ocorrendo um aumento significativo na procura por imóveis, pois, seja qual for o tipo de empreendimento que você busca o investimento, vai te trazer um significativo retorno garantindo maior estabilidade financeira.

Entre as inúmeras vantagens de comprar um imóvel, temos, no caso de alugá-lo, um retorno no investimento que podemos chamar de ‘salário extra’, afinal, não só ajudará a cobrir as eventuais despesas com o imóvel como, também, permitirá que você invista em uma aplicação financeira.

Outra grande vantagem é a valorização constante do imóvel, pois, de acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), existe no Brasil um déficit habitacional de quase 8 milhões de residências e, se considerarmos o crescente aumento da população, sem dúvida, existe uma grande demanda por imóveis, assim, se for alugar o imóvel, ele não ficará ‘parado’. Outras pesquisas apontam que em 2019 as operações de compra e venda de imóveis foram quase 6% maiores do que em 2018.

Outro fator a ser considerado é que o valor das parcelas feitas nas transações do mercado imobiliário é atualizado pelo INCC – Índice Nacional da Construção Civil que protege os valores do financiamento de imóveis na planta contra a inflação nos preços. Isso sem contar que pode-se obter alguns benefícios fiscais, uma vez que a Lei nº 11.196/05 define que aqueles que residem no Brasil e investem o dinheiro da venda de um imóvel residencial na compra de outro, também residencial, têm direito à isenção fiscal na compra do outro imóvel.

E, para finalizar, temos que levar em consideração, também, que o imóvel permite que formemos um patrimônio sólido, pois se for alugar te permite obter uma renda mensal e se optar por vender obterá um retorno bastante favorável do investimento com a venda do imóvel por um preço maior, graças à sua valorização.